Como escolher um curso online

Com o avanço da tecnologia, as ferramentas digitais estão se tornando aliadas cada vez mais importantes para adquirir conhecimento e se especializar nas mais diversas áreas de atuação. Além da praticidade, escolher um curso online é ótimo para as pessoas que desejam adotar o seu próprio ritmo de estudo, a qualquer hora e de qualquer lugar.

 

Contudo, antes de saber quais são os melhores cursos, é preciso pesquisar e considerar algumas questões importantes, pois ao contrário de uma instituição de ensino tradicional, em que o aluno pode visitar e decidir pessoalmente se aprova o local, com os cursos online essa decisão é mais abstrata, e demanda uma atenção a mais.

 

Tendo isso em mente, a seguir estão algumas dicas essenciais de como ter certeza antes de escolher um dos melhores cursinhos online.

 

1. Faça uso e avalie qualquer material gratuito

Para compreender melhor como funciona o curso e se o mesmo é capaz de atender às expectativas do estudante, é recomendável se informar se a instituição de ensino oferece alguma aula gratuita ou algum vídeo que explique a metodologia e o estilo do curso. As plataformas que fornecem esse tipo de material permitem que os interessados avaliem os temas abordados e a variedade do conteúdo, os quais são fatores determinantes para fazer uma escolha certeira e não acabar se arrependendo no futuro.

 

2. Procure um curso que tenha compatibilidade mobile

Atualmente, uma grande parcela dos internautas prefere navegar pela internet através de dispositivos mobile, como tablets e smartphones. Por serem mais práticos, portáteis e leves, esses aparelhos podem ser levados para qualquer lugar, o que torna o estudo mais fácil. Sendo assim, é aconselhável escolher um curso que ofereça um aplicativo com versão para celular, o qual seja fácil de usar e possua a mesma variedade de conteúdos disponível pelo computador. Com isso, é possível manter uma regularidade maior nos estudos e encaixá-los até mesmo em curtos intervalos do dia a dia.

 

3. Informe-se sobre quem são os professores do curso

Um dos fatores mais importantes para reconhecer a legitimidade de um curso online e saber se eles está entre os melhores cursinhos é o nível de qualificação dos professores que integram o seu quadro docente. Essa informação deve estar presente no site do curso, juntamente com o perfil do professor em plataformas como a lattes do CNPQ, onde é possível encontrar mais sobre a jornada profissional dos educadores, incluindo detalhes da instituição de formação, envolvimento com pesquisas e instituições em que trabalha ou já trabalhou.

 

4. Certifique-se acerca da confiabilidade do curso pretendido

Através da própria internet existem várias maneiras de checar se um curso é confiável ou não. Por meio das páginas oficiais do Ministério da Educação, por exemplo, os interessados podem procurar se o curso é reconhecido, se a instituição que o ministra possui o devido credenciamento, e também qual o desempenho da entidade nos testes oficiais. Mas além disso, uma boa dica é pesquisas nas redes sociais a opinião e o feedback de outros alunos que já tenham realizado esse curso anteriormente, e a partir disso decidir se vale ou não a pena fazê-lo.

 

5. Avalie se o curso possui um canal de help desk eficiente

No decorrer de um curso online, podem surgir dúvidas no aluno em relação as avaliações, ao prazo para e entrega de trabalhos, ou ainda a necessidade de solicitar um certificado e alterar os métodos de pagamento. Seja como for, tudo isso depende do serviço de help desk da instituição de ensino, e se o mesmo é capaz de resolves esse tipo de dúvida e pendência de forma rápida e eficiente. Portanto, antes de escolher onde estudar, uma boa dica é tirar as dúvidas com o canal de atendimento dos melhores cursos e ter certeza de que o mesmo funciona como deve ser.

 

6. Pesquise a grade curricular

Os melhores cursos online costumam oferecer uma grade curricular ampla e variada, abrangendo os principais assuntos relacionados ao tema de interesse. Desse modo, esse é um fator essencial e que também deve ser checado com atenção. Para avaliar esse aspecto, a melhor alternativas é comparar as grades dos principais cursos oferecidos pela internet e então chegar a um veredito acerca de qual deles é o mais completo e relevante.

 

7. Procure saber se o curso oferece exercícios e atividades interativas

Dependendo da área de interesse, os exercícios de fixação são algo essencial para o aprendizado. Isso significa que os melhores cursinhos são aqueles que conseguem unir a metodologia oral com a prática dos exercícios, de modo integrado e sem se tornar algo repetitivo e cansativo. Sendo assim, vale a pena conferir se um curso oferece essa opção antes de escolhê-lo.